Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/dusig490/public_html/0clientes/yogaprema.com.br/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 673
HATHA YOGA – YOGA PRÊMA

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/dusig490/public_html/0clientes/yogaprema.com.br/wp-content/plugins/js_composer/include/autoload/vc-shortcode-autoloader.php on line 64

HATHA YOGA

Para melhor compreendermos o que é de fato Yoga temos que entender o termo: “A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa atrelar, unir, juntar. Tradicionalmente existem duas interpretações. Conforme a primeira, Yoga é a união do ser individual ao Princípio Supremo. Conforme a segunda, o Yoga é a coordenação, a unificação dos diferentes elementos do psiquismo humano, comparados a cavalos fogosos que serão domados e atrelados à mesma carroça…” Michael, Tara _O Yoga.

 

 

Por tanto observe que a cultura do Yoga é uma “joia muito valiosa” para quem deseja se transformar numa pessoa real, livre de vícios e prisões interiores. Não é exercício físico, não é psicoterapia, nem mesmo se vale de teorias existenciais e sim da dinâmica de um conjunto de técnicas que acionam uma profunda liberação daquilo que nos limita em nossas capacidades. Tão eficaz e elevado, o Yoga é reconhecido como a pedra fundamental do hinduísmo e do bramanismo antigo.

 

 

Swami Sivananda e Swami Vivekananda apontam, na tradição indiana, vários caminhos de Yoga que podem servir aos vários temperamentos:  Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnanana Yoga e  Raja Yoga, este último inclui o Hatha Yoga. As demais linhas derivam dessas escolas tradicionais.

 

 

Aqui, no Centro de Yoga Prema nos dedicamos ao Hatha Yoga. Este sistema interfere diretamente sobre as energias físicas, por isso é muito procurado pelos que desejam aprender como recuperar a saúde orgânica por meios naturais. É verdade que possibilita conquistar uma autonomia sobre nossas escolhas e assumir as rédeas do nosso bem estar. Se para o nosso mundo civilizado saúde virou sinônimo de farmácia, medicamentos, exames, cirurgias, hospitais e planos, para o Yoga é diferente, saúde é inclinar-se com muita disposição diante do altar da vitalidade orgânica.

 

 

As posições do Yoga, denominadas ÁSANA, são apenas  a parte material do Hatha Yoga. Mas só o representam quando executadas para a liberação corporal e mental e não como condicionamento. Não podemos mandar uma pessoa entrar em uma pose que ela não caiba ou estica-la até que sirva em um modelo escolhido.  Tais posições devem ser ferramentas para a revitalização diária dos processos vitais, e não servem para demonstrações de flexibilidade. Sua grande eficiência está  em  sintonizar o sistema nervoso de forma perfeitamente equilibrada, direcionando-nos a um estado denominado sattwa.

 

 

Além de cultivar saúde e beleza naturais o praticante vai percebendo um aumento gradual da concentração psíquica e outras capacidades como de abstração, percepções extra sensoriais, intuição, sentimentos elevado. Afinal, é isso que nos faz de fato humanos, ou seja, homens sábios.

 

 

Nosso método procura ser fiel ao Hatha Yoga tradicional e ao Yoga Clássico, seguindo seus princípios, mas procurando entender as normas à luz da ciência atual. Um centro de Yoga deve ser como uma escola, você entra para praticar e aprende muito nas “entrelinhas” e até mesmo em aulas teóricas sobre as disciplinas. De modo que você integra, cada vez mais, em seu estilo de vida pessoal, essa cultura. A prática, a leitura, o aprofundar nas técnicas deve fazer do praticante um yogin.

Conheça mais sobre Yoga lendo os livros da tradição. Em português, temos alguns excelentes autores, recomendo até mesmo para os iniciantes A Senda do Yoga de Maria Laura Paker, um livro de Yoga muito completo, profundo, fácil de entender e muito prático.